Aquele do Jorge Alison

Meu nome é Jorge Alison e eu sou um vagabundo.

Não, sério agora. Meu nome é Jorge Alison. Sou estudante de Letras em Português/Literaturas pela UFRJ. Nasci em 1991 em algum hospital da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas meus pais me trouxeram de volta para a cidade de Nilópolis, terra da Beija-Flor, onde fui criado e onde ainda moro.

Blogueiro desde o início da adolescência. Comecei com um blog comunitário no extinto weblogger.com.br até migrar para o também extinto vox.com com um blog focado em cultura japonesa, onde falava sobre música, anime/mangá e sobre as gafes da minha vida (As postagens foram migradas para o typepad e podem ser acessadas aqui). Decidido ampliar o alcance do que escrevia e mudar radicalmente de estilo, criei o quatro-olhos, onde comecei a publicar tirinhas em português pela primeira vez, mas acabei evoluindo a ideia do blog para o Somos todos neuróticos, escrevendo sobre a vida em forma de humor.

Desenho desde criancinha. Não lembro exatamente quando. Meu pai diz que eu tinha lá meus três anos quando comecei a copiar desenhos, até ele me influenciar a tirar as ideias da cabeça. Sempre fui fanático pelo universo de anime e quadrinhos japoneses, de onde vem grande parte das minhas influências. Comecei a colecionar mangá aos dez anos de idade com o primeiro volume de Card Captor Sakura pela JBC, e desde então não parei mais.

Sempre fui muito inclinado a criar o que era meu, então desde adolescente meu hobby favorito era criar personagens e inventar suas histórias. Os personagens do Somos todos neuróticos começaram a se desenvolver em meados de 2008, numa viagem a Rio das Ostras. A concepção foi publicada na rede primeiramente no meu DeviantArt, com ilustrações e tirinhas apenas em inglês.

Somos todos neuróticos é uma tirinha/webcomic de um universo fixo e tem personagens regulares. Como alguns artistas, eu acredito que meus personagens não passam de alteregos de eu mesmo. São eles:

ALEX: Neurótico social. Perdedor. Alex foi o primeiro personagem criado para essa linha de personagens, então eu tenho um certo carinho especial por ele. No fundo, eu o vejo como um protagonista, aquele que junta toda a galera e faz ela ficar unida, funcionando como um líder para eles. É talvez o mais sensato do grupo, o que pode ser um problema quando se lida com gente maluca.

VERÔNICA: Sarcástica. Afiada. Sexy. Maníaca depressiva. Eu definiria Verônica assim. É o tipo de mulher que conseguiria fazer qualquer homem cair de joelho aos seus pés. Não consigo me decidir em diagnosticar Verônica como sendo ninfomaníaca ou não, mas de qualquer forma, definitivamente, ela é uma das duas personagens mais sexuais do grupo.

LEANDRO: Fashionista. Afetado. Um emo colorido. Talvez o personagem que mais tem a ver comigo em questão de personalidade. Leandro herdou a minha essência pró-gay, o melhor amigo que toda menina deveria ter em sua vida. Leandro é muito confortável com sua condição e tem muito orgulho de si mesmo. No fundo, é uma bicha maldita de língua afiada. Sua melhor amiga é Samira. Verônica é sua irmã mais velha.

SAMIRA: Uma palavra: Fangirl. Samira nasceu do garotinho fanboy de boybands japonesas que há dentro de mim. Samira herdou tudo de ruim desse garotinho e simboliza todos os meus vícios. Desde mangá até música. Eu penso nela como aquelas fãs loucas que invadem o quarto de hotel do seu maior ídolo e aguarda por ele, peladinha. Ela deveria ser o tipo de menina fofa/gordinha, mas por algum motivo, não a consigo desenhar assim.

PEDRO: Ele é um aspirante a desenhista/ilustrador/cartunista e tem um gato preto chamado Café como melhor amigo. Pedro é um dos cinco personagens originais da webcomic, nasceu junto de Alex, Verônica, Leandro e Samira, todos criados no mesmo dia. Pedro é aquele cara fofo e legal, calmo, nerd e viciado em videogames, aquele que não consegue tirar a atenção de mulher nenhuma e que geralmente se apaixona pela garota linda e popular que nunca vai dar bola para ele. Acho que Pedro é o que eu chamaria de minha versão hétero.

BREDA: Inteligente e feminista. Vejo Breda como eu preso num corpo feminino, talvez por isso ela herdou maioria dos meus traços físicos. Seu nome é "Breda" porque eu, um filho único, cresci ouvindo minha mãe dizendo que se ela tivesse uma filha, a chamaria de Breda. A personagem é uma homenagem, na verdade. Ela traz uma mistura de figuras femininas que tiveram um grande impacto na minha vida. É irmã mais nova de Alex.

CASSANDRA: Cassandra é uma garota má. De opinião forte, daquelas que nunca deixa de fazer um comentário maldoso quando tem a oportunidade, fazendo uma dupla perfeita com Verônica para azucrinar a vida de Alex e do resto da trupe. Cassandra é uma personagem muito peculiar porque eu sinto como se ela tivesse me obrigado a criá-la, e acho interessante quando a vontade de uma personagem se sobressai a minha função como criador. Existia uma "Primeira Cassandra" cujas qualidades eu acabei incorporando em Verônica. No lugar dela, acabou surgindo uma personagem nova que foi rebatizada de Cassandra, que é a ruivinha andrógena que existe hoje.

DJ: Charmoso, gay e viciado em sexo. Às vezes me confundo se DJ possui uma sexualidade bissexual ou não, mas acho que embora ele consiga achar interesse sexual em qualquer coisa que se mexa, sua identidade é puramente de um homossexual assumido. Originalmente, DJ não fazia parte dos oito personagens regulares. Seu lugar era ocupado por Brian, o namorado enrustido de Leandro, mas como eu tinha uma necessidade de todos os personagens interagirem entre si naturalmente, como não via Brian ocupando esse requisito, DJ surgiu.


Eu escrevo por necessidade. Eu desenho por necessidade. Do contrário fico maluco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário